Commodities e o mercado financeiro: entenda a relação
mercado
Commodities e o mercado financeiro: entenda a relação
21 out 2023
Nesta semana, as commodities movimentaram o mercado financeiro com empresas produtoras puxando queda na bolsa de valores brasileira.
E toda essa popularidade se justifica pelo fato delas serem mercadorias fundamentais aos países (principalmente os emergentes) e pelo seu preço impactar diretamente a economia e a Bolsa de Valores brasileira.
Mas afinal, o que são commodities? Venha conosco entender esse segmento tão essencial para a economia e que influencia diretamente o mercado financeiro.
O que são commodities?
A palavra commodities significa ‘mercadoria’, em uma tradução livre do inglês. No mercado financeiro, ela é utilizada para caracterizar produtos de matéria-prima que possuem algumas características, entre elas:
- Produção em larga escala;
- Passível de estocagem sem perda de qualidade;
- Pouco industrializados;
- Possuem padrões de qualidade e produção.
Assim, por serem produtos comercializados mundialmente e com um volume muito grande, quando seus preços oscilam o mercado financeiro mundial sofre seus impactos. Como resultado alguns países sentem mais essas variações do que outros.
Um bom exemplo foi a queda do Ibovespa nesta semana (19/10), puxado pelo resultado ruim da Petrobras.
Grupos de commodities
As commodities englobam vários produtos, e por isso elas são divididas em quatro grandes grupos: as agrícolas, minerais, ambientais e financeiras.
O Brasil é uma superpotência quando o assunto é produção de alimentos, nossos principais produtos são as commodities agrícolas. Como ppr exemplo a soja, milho, café, açúcar, cacau e laranja. Além disso, somos destaque na produção de petróleo, minério de ferro e boi gordo.
Esses produtos correspondem a mais da metade das exportações do país. Assim, não é difícil enxergar a relação entre eles e a bolsa brasileira.
Commodities e o mercado financeiro
Na carteira teórica que compõe o índice Ibovespa, cerca de um terço das empresas listadas tem relação direta com commodities, sendo Petrobras, Vale, JBS e Suzano as quatro maiores companhias relacionadas.
Quando comparamos historicamente índices de commodities como o CRB (Core Commodity Index) com BOVA11 graficamente, percebemos a forte relação entre esses dois índices.
Estes são apenas alguns dos sinais de que este segmento apresenta boas oportunidades para o Brasil e claro, para os investidores.
Como investir em Commodities
Hoje, os investimentos em commodities estão disponíveis, principalmente, por meio das ações de empresas que atuam nesse segmento. Existem, por exemplo, os fundos de investimentos, ETFs e BDRs.
Além disso, existem na bolsa os derivativos negociados no mercado futuro. Ou seja, um dos ambientes da bolsa de valores em que são operados os contratos futuros. Assim, essas opções permitem o posicionamento a favor ou contra o desempenho de um determinado ativo, que pode ser uma ação, um índice, ou uma commodity, em uma data futura.
Por isso, esses acordos de compra e venda têm um preço e um período de validade. Assim, a ideia é que o investidor lide apenas com as oscilações dos valores, recebendo pelos ganhos e pagando pelas perdas.
Vantagens de investir em commodities
1 – Proteção
A proteção é uma das principais vantagens de investir no setor de commodities. Por exemplo, para produtores é possível negociar contratos futuros com preços mais atrativos.
Para os investidores que optam pelas empresas produtoras de commodities, há a proteção de empresas que são o motor da economia e que estão ligadas ao consumo nacional e internacional.
2 – Diversificação
Além disso, as commodities são boas opções para diversificar a carteira de investimentos, com diferentes opções e produtos.
3 – Facilidade
Como as commodities não exigem entrega física, então, você não precisa ser um produtor para investir.
Desvantagens de se investir em commodities
1- Clima e política
Por outro lado, as commodities dependem das condições climáticas das regiões onde são produzidas. Assim, com eventos como secas ou chuvas intensas, os preços tendem a sofrer grandes variações. Então, os ganhos podem ser afetados.
Além disso, os movimentos da política também mexem com os valores das commodities, principalmente as financeiras.
2 – Exportações
Além disso, o ritmo das exportações é outro fator determinante para o desempenho dos contratos futuros, que irão seguir a tendência do físico.
Conte com uma assessoria
Por fim, o investimento em commodities precisa de conhecimento, pois existem riscos. Assim, é essencial contar com a ajuda de uma assessoria de investimentos para entrar nesse universo.
Redação It's Money
A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.
Saber mais