Entenda o que são ETFs e quais as vantagens
bolsa-de-valores
Entenda o que são ETFs e quais as vantagens
7 set 2022•Última atualização: 20 junho 2024
ETFs é a sigla para Exchange Traded Fund, também conhecida como fundos de índices. Portanto, pode ser comprado ou vendido como uma ação na bolsa de valores.
Dentro da renda variável, o ETF oferece a você a oportunidade de diversificação de recursos dos fundos e facilidade na negociação de ações.
Muito desenvolvido e popular fora do Brasil, os ETFs foram regulamentados em 2002 por aqui. Porém, começou a ganhar mais relevância na carteira dos investidores recentemente.
Entenda o que são ETFs
Em outras palavras, o ETF representa uma espécie de “grupo” ou “condomínio” de investidores que aplicam seus recursos em conjunto.
Porém, com algumas características específicas que o distingue dos fundos tradicionais:
1- As cotas do ETF são negociadas na B3 de forma semelhante às ações
Assim, ao adquirir tais cotas, o investidor, indiretamente, passa a deter todas as ações da carteira teórica do índice, sem ter que comprá-las separadamente no mercado.
Dessa forma, o ETF pode proporcionar mais rapidez e eficiência no momento de diversificar seus investimentos.
2- De acordo com a B3, os ETFs sempre são atrelados a um índice de referência, também chamado de subjacente
Ou seja, o gestor ajusta a composição do ETF de modo que ela seja a mais parecida possível com a do indicador.
Assim, os índices de ações permitem ao investidor avaliar como um grupo específico de ações se comportou em relação a um outro grupo ou à sua própria carteira de ações.
Isso porque os índices de ações são calculados a partir de uma carteira teórica de ações, criada apenas para medir o desempenho desses ativos.
Mas, afinal, quais são as vantagens de investir em ETFs?
De acordo com a B3, quando comparado com fundos de ações tradicionais, os ETFs costumam ter uma taxa de administração menor.
Além disso, o investidor somente será cobrado pelos dias em que ficar com as cotas em sua carteira, como ocorre nos fundos de ações tradicionais.
Diversificação
Com apenas uma transação, os ETFs proporcionam o investimento em uma carteira diversificada de ações.
Em outras palavras, os ETFs permitem a exposição do investidor em todas as ações que integrem a carteira do seu índice de referência, reduzindo, assim, o risco de concentração.
É possível comprar e vender cotas do ETF no mercado secundário como se fosse uma ação.
Informação
Ainda segundo a B3, os ETFs também possibilitam que o investidor acompanhe as alterações na composição ou proporção da carteira teórica de ações do índice de referência. Isso sem ter que comprar ou vender todos os ativos que estiverem na referida carteira.
A qualquer momento é possível saber a composição do ETF. Além disso:
- Todas as informações sobre as negociações com as cotas dos ETFs no mercado secundário da B3 são divulgadas; e
- A disponibilidade de informações permite a comparação imediata entre o valor de um ETF e seu respectivo índice de referência.
Por fim, os ETFs de renda variável são uma boa opção para quem quer diversificar os investimentos no mercado.
Para isso é preciso ter conta em uma corretora e, sempre que possível, também contar com uma assessoria de investimentos especializada. Assim, um assessor, profissional credenciado e qualificado, pode orientar sobre as melhores opções no mercado.
Redação It's Money
A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.
Saber mais