Investimentos que não têm cobertura do Fundo Garantidor de Crédito

onde-investir

Investimentos que não têm cobertura do Fundo Garantidor de Crédito

9 jul 2023Última atualização: 21 junho 2024

Redação It's MoneyRedação It's Money

Você sabe quais  investimentos que não têm cobertura do Fundo Garantidor de Crédito? Ter essa informação é primordial na hora investir. Assim, você fica ciente das proteções envolvidas em cada tipo de ativo. 

Neste artigo, vamos explorar os investimentos que não têm cobertura do FGC , fornecendo informações essenciais para que você possa tomar decisões financeiras com mais segurança. 

Boa leitura!

O que é o Fundo Garantidor de Crédito (FGC)

Primeiramente, precisamos saber que o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que tem como objetivo garantir a segurança dos investidores em caso de quebra de instituições financeiras participantes.

No entanto, o FGC assegura o reembolso até determinado valor investido, proporcionando uma camada de proteção aos investidores.

Resumidamente, o limite do FGC é de R$250 mil por CPF por instituição bancária.  Ou seja, esse é o valor máximo da sua cobertura por pessoa física em uma instituição.

Investimentos cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito

Existem diversos tipos de investimentos que são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito. Alguns exemplos incluem: 

1- Contas correntes e poupança

No caso das contas correntes e poupança, o FGC garante a cobertura até determinado valor por pessoa e por instituição financeira participante.

Isso significa que, caso a instituição financeira sofra uma quebra, o FGC garantirá o reembolso dos valores investidos dentro do limite estabelecido (R$250 mil por CPF e por instituição bancária).

2- CDB (Certificado de Depósito Bancário)

O CDB é uma opção de investimento de renda fixa bastante conhecida e emitida por instituições financeiras, que garante ao investidor uma remuneração previamente acordada.

Entretanto, para ter a cobertura do FGC, é necessário verificar se a instituição emissora do CDB é participante do fundo.

Investimentos que não tem cobertura do Fundo Garantidor de Crédito

Existem alguns investimentos que não têm cobertura pelo Fundo Garantidor de Crédito. Assim, os investidores precisam estar cientes dessas opções, avaliando cuidadosamente os riscos envolvidos antes de investir.

Alguns exemplos são: 

1- Ações

Ao investir em ações, o investidor se torna sócio da empresa, participando dos lucros e prejuízos. No entanto, essa classe de ativo não conta com a garantia do FGC, pois são investimentos de renda variável. 

2- Fundos de investimento

Os fundos de investimento são veículos de investimento que reúnem recursos de diferentes investidores para aplicação em diversos ativos financeiros. Existem diversos tipos de fundos, como os de renda fixa, ações, multimercado, entre outros.

Portanto, sempre verifique a política de cada fundo, pois nem todos possuem a garantia do FGC.

Diversificação de investimentos: proteção além do FGC

De forma geral, os investimentos que não têm cobertura do Fundo Garantidor de Crédito geralmente são aqueles negociados na Bolsa de Valores. 

Nesse sentido, uma estratégia inteligente para minimizar riscos é a diversificação de investimentos, de acordo com o seu perfil de investidor

Ao diversificar, você distribui seus recursos em diferentes tipos de ativos, reduzindo a exposição a um único ativo ou instituição financeira.

Então, investir pensado nisso pode ajudar a mitigar o risco dos investimentos não cobertos pelo FGC. 

Conclusão 

Conforme vimos acima, enquanto alguns investimentos são protegidos pelo FGC, outros não contam com essa garantia.

Por isso, a diversificação de investimentos e a análise do seu perfil de investidor são medidas essenciais para proteger seu patrimônio e alcançar seus objetivos financeiros.

Por fim, lembre-se sempre de buscar informações atualizadas e consultar um especialista antes de tomar decisões sobre o seu dinheiro. 

Para falar com um especialista, clique aqui! 

Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra