Cinco motivos para investir em criptomoedas
criptomoedas
Cinco motivos para investir em criptomoedas
14 set 2022•Última atualização: 20 junho 2024
Com a evolução do mercado de criptomoedas nos últimos anos, o ativo vem chamando atenção e atraindo investidores. Mas, vale a pena mesmo começar a investir em criptomoedas?
E, sim, vale a pena entrar para esse universo. Desde que com os cuidados necessários. Conheça cinco motivos para investir em criptomoedas:
1- Valorização
Em primeiro lugar, um dos principais atrativos do investimento em criptos é a valorização. O valor delas aumenta frequentemente, bem como a capitalização do mercado. Isto porque as criptos são muito seguras, além de ser cada vez mais aceitas e difundidas pelo mundo.
No Brasil, por exemplo, há notícias de que as moedas digitais serão aceitas para pagar impostos estaduais em 2023.
2- Segurança
Em seguida, outro fator que conta a favor das criptos é a segurança para os usuários. A maioria deles prefere fazer suas transações com criptomoedas justamente por ser mais seguro.
A maioria das transações, como as de Bitcoins, é feita dentro do sistema blockchain. Ou seja, um grande banco de dados onde ficam registradas as negociações.
A principal diferença de uma negociação na blockchain para uma transação financeira tradicional é que este armazenamento é descentralizado. Ou seja, cada usuário guarda apenas uma parte do código.
Isso quer dizer que nenhum deles possui a informação completa. E não existem intermediários nas operações. Assim, o nível de segurança é elevado nas transações.
3- Agilidade
Outro ponto de destaque das criptos é a agilidade e facilidade de negociação. A LiteCoin, por exemplo, é um tipo de cripto criada justamente para ser ainda mais rápida, bem como a Ripple.
Além das transferências em segundos, as criptomoedas podem ser transferidas em qualquer dia e horário.
Ou seja, sem precisar esperar dia útil ou horário comercial. Portanto, todo o processo para os investidores fica mais fácil.
4- Taxas reduzidas
Existem várias opções de criptomoedas que contam ainda com a vantagem das taxas de serviços reduzidas. Assim, a opção por esse ativo não onera a carteira e possibilita uma diversificação de investimentos de forma mais eficiente, sem custos altos.
5- Menos instabilidade mundial
Por fim, as criptos também são opções de investimentos para driblar crises em determinados países e a instabilidade global que pode ser causada por elas.
Como o bitcoin, por exemplo, que não pertence a nenhum país. Portanto, não é afetado por medidas econômicas, em um momento de crise ou baixa da economia.
Dessa forma, quem busca diversificar os ganhos e aloca parte de seus investimentos em criptos, pode ter o patrimônio protegido desses reflexos.
Redação It's Money
A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.
Saber mais