O que é Fiagro e quais as suas vantagens

fiagro

O que é Fiagro e quais as suas vantagens

25 set 2023Última atualização: 20 junho 2024

Raissa SchefferRaissa Scheffer
its-money-o-que-e-fiagro-e-quais-as-suas-vantagens

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=yxFMguTHRNs[/embed]

Um dos setores mais potentes da economia nacional, o agronegócio, responsável por quase um terço da riqueza de todo o Brasil, não poderia ficar de fora do mercado financeiro. Por isso, os fundos de investimento nas cadeias produtivas agroindustriais (Fiagro) marcam presenta entre os ativos e têm chamado atenção dos investidores. Mas, afinal, o que é Fiagro e quais as suas vantagens?

Em primeiro lugar, é importante destacar que o Fiagro é praticamente uma novidade entre as opções de ativos financeiros, já que começou a ser negociado em março de 2021. Porém, o primeiro Fiagro do Brasil, o Galápagos Recebíveis do Agronegócio, ticker GCRA11, só ficou disponível para todos os investidores da bolsa de valores em janeiro de 2022.

O que é Fiagro

Assim, como o próprio nome indica, o Fiagro engloba os fundos voltados para o financiamento privado de um dos principais setores da economia brasileira: o agronegócio. “É um produto de investimento do agronegócio que vem caindo cada vez mais no gosto do brasileiro, principalmente pela força do agro”, explica Erik Sala, especialista em investimento da DVinvest.

O especialista também explica que o Fiagro é uma espécie de “primo” dos Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs). “Da mesma forma que o fundo imobiliário te dá acesso a comprar cotas de um galpão logístico ou de uma laje corporativa, por exemplo, o Fiagro faz a mesma coisa, só que voltado para o campo. Ou seja, com o Fiagro é possível investir em partes de propriedades, bem como em empresas que atuam na cadeia do agronegócio e, também, no crédito voltado para o campo, que é onde, inclusive, a gente vê o maior número de emissões de Fiagro”, explica.

Em outras palavras, o Fiagro (Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais) é um ativo que tem como objetivo captar recursos de investidores para aplicar em ativos do agronegócio. Ou seja, é um fundo de agronegócio que visa aumentar o acesso da agropecuária a captação de recursos financeiros.

Assim, a principal característica do Fiagro é que os recursos captados são investidores no setor do agronegócio e cadeia produtiva agroindustrial.

Tipos de Fiagro

Assim, existem três tipos de Fiagro. São eles:


  1. Direitos Creditórios (Fiagro-FIDC)


Esses são fundos que investem na agroindústria e aplicam em direitos creditórios


  1. Imobiliários (Fiagro-FII)


São fundos que investem em terrenos agrícolas e ativos imobiliários


  1. Participações (Fiagro-FIP)


Fundos de investimento com participações em sociedades de empresas do setor agrícola

 Quais as vantagens do Fiagro

Segundo Erik Sala, entre as grandes vantagens do Fiagro é possível destacar a democratização. Pois dá ao investidor de varejo a oportunidade de comprar parte de uma propriedade. Bem como investir na dinâmica do agronegócio, um dos setores mais fortes da economia.

“E quando a gente olha o investimento mínimo necessário, por se tratar de um fundo que é ou listado em bolsa, ou cetipado, a gente consegue acessar com valores a partir de R$ 10 cada cota, até R$ 100. Assim, conseguimos montar um portifólio de Fiagro com bastante opções”, diz.

Assim, se antes era difícil e arriscado investir na área agrícola no Brasil, com a participação em empresas ou até na compra de terras, por meio do Fiagro, esse processo ficou simples e menos burocráticas.

E, acima de tudo, o investimento é feito em um dos principais setores da economia brasileira, que cresce e resiste mais a crises.

Desvantagens do Fiagro

Por outro lado, como qualquer tipo de investimentos, o Fiagro também tem seus pontos de atenção.

Assim, o principal risco pode estar associado à sazonalidade do setor agrícola. Diferente de outras áreas e negócios, a agricultura possui determinados períodos para realizar o plantio e a safra. Por isso, segundo Erik Scala, o fator clima pode pesar nas receitas. Assim, o especialista alerta para a atenção e análise na hora da escolha do fundo e da empresa.

Além disso, é importante destacar que os ganhos de capital obtidos na venda de cotas de Fiagro estão sujeitos à tributação pelo Imposto de Renda.

A alíquota do imposto é de 20% sobre o lucro auferido. O investidor deve pagar por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) até o último dia útil do mês subsequente à venda.

Acima de tudo, antes de optar por esse tipo de investimento, o ideal é uma assessoria especializada. Clique aqui e converse com um assessor de investimentos.

Raissa Scheffer

Raissa Scheffer

Raissa Scheffer (MTB: 0051926/SP) é jornalista com 16 anos de experiência em economia. Foi repórter e editora na Gazeta de Ribeirão e Jornal ACidade. Com passagens pela EPTV Ribeirão, Portal Terra, TV Record e Portal Revide.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra