Qual a diferença entre Wealth Management e Asset Management?
gestao-patrimonial
Qual a diferença entre Wealth Management e Asset Management?
16 mar 2023•Última atualização: 21 junho 2024
Os termos Wealth Management e Asset Management estão relacionados à gestão de patrimônio, mas há diferenças importantes entre eles.
De forma geral, o Wealht Management abrange a gestão de riquezas, enquanto Asset Management se concentra na gestão de ativos.
Dessa forma, o primeiro envolve questões mais complexas, já que lida com a administração patrimonial na totalidade, como imóveis, empresas, seguros, investimentos, dívidas, entre outros.
Confira abaixo mais detalhes sobre a diferença entre Wealth Management e Asset Management.
Objetivos Wealth Management x Asset Management
O objetivo principal do Asset Management é maximizar o retorno sobre o investimento, dentro dos limites de risco estabelecidos pelo cliente.
Por outro lado, o Wealth Management tem um foco mais amplo. Além de gerenciar investimentos, ele também inclui planejamento financeiro e consultoria em outros aspectos da vida financeira, como planejamento sucessório e gestão de risco.
Enquanto o Asset Management envolve a gestão de ativos financeiros, o Wealth Management tem visão mais holística e de longo prazo da vida financeira do cliente.
Isso significa que os gestores de Wealth Management trabalham para compreender melhor o perfil do cliente e seus objetivos, a fim de criar um plano financeiro abrangente que inclua investimentos, gestão de risco e planejamento sucessório.
Leia também: Planejamento Patrimonial: o que é e como fazer Wealth Planning
Como escolher entre os dois serviços?
Para escolher entre Wealth Management e Asset Management, o investidor precisa entender os seus objetivos.
Se o objetivo for simplesmente maximizar o retorno sobre o investimento, o Asset Management pode ser a melhor opção.
No entanto, se o investidor estiver buscando um gerenciamento financeiro mais completo e personalizado, o Wealth Management pode ser mais adequado.
Ambos os serviços têm suas vantagens e desvantagens, e a escolha dependerá das necessidades e objetivos individuais.
Como começar?
Tanto o Wealth Management quanto o Asset Management podem ser feitos com o intermédio de empresas especializadas, como bancos ou assessorias.
Porém, as assessorias podem ser mais convenientes, já que oferecem aconselhamentos periódicos personalizados, permitindo mais segurança ao investidor.
Além disso, a assessoria presta contas regularmente, considerando metas no curto, médio e longo prazo, além de outros fatores, como tamanho do patrimônio, perfil de investidor e tamanho do patrimônio.
No entanto, essa escolha precisa ser feita com muito cuidado, observando a credibilidade da empresa no mercado e a qualificação dos profissionais envolvidos.
Uma das empresas mais especializadas em Wealth Management e Asset Management no Brasil é a Blue3 Investimentos, assessoria credenciada à XP Investimentos.
Com mais de 13 anos de expertise, a Blue3 oferece ao investidor um atendimento altamente qualificado, com orientação sobre as melhores estratégias para a gestão de patrimônios.
Redação It's Money
A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.
Saber mais