Taxas dos fundos de investimentos: quais são e como funcionam

bolsa-de-valores

Taxas dos fundos de investimentos: quais são e como funcionam

7 set 2023

Redação It's MoneyRedação It's Money
taxas-dos-fundos-de-investimentos_its-money

As taxas dos fundos de investimentos existem para manter o funcionamento de toda a estrutura envolvida nesse tipo de ativo financeiro, como a remuneração de gestores e prestadores de serviços. 

Em outras palavras, os fundos de investimentos são uma empresa como qualquer outra. Dessa forma, eles precisam pagar suas contas de estrutura física, além das taxas de regulamentação e custos com auditoria, por exemplo. 

Porém, essas despesas são de responsabilidade do investidor, que precisar arcar com diversos custos. Entre eles, os principais são a taxa de administração, taxa de performance e taxa de saída.

A seguir, confira uma explicação resumida sobre as taxas dos fundos de investimentos. Boa leitura!

Taxa de Administração

A taxa de administração é a mais famosa entre todas as taxas dos fundos de investimentos, e tem com o objetivo cobrir os custos da prestação de serviços.

Em geral, a taxa remunera as pessoas e entidades envolvidas em um fundo. Entretanto, quando existente, o custo incide sobre o patrimônio do fundo. E isso independente do mesmo ter dado lucro ou não no período.

Por isso, no momento inicial do investimento, já sabemos que uma taxa de administração incidirá sobre o total do investimento.

Taxa de Performance

A taxa de performance existe tem como finalidade remunerar a boa gestão de um fundo. Isso acontece quando o fundo rende acima de seu benchmark. Ou seja, seu índice de referência.

Por exemplo, o Ibovespa é um índice de referência comum para os fundos de ação, assim como o CDI é um índice de referência comum para o fundos multimercado e de renda fixa.

Nesse sentido, a taxa de performance só é paga se o fundo render acima de seu benchmark e esse rendimento for positivo.

Assim sendo, se o Ibovespa caiu 10% em determinado ano e um fundo que o tenha como benchmark caiu apenas 5%, isso quer dizer que ele bateu seu benchmark. Porém, não terá taxa de performance, uma vez que o rendimento foi negativo.

No mercado de fundos brasileiros, é comum a taxa de performance ser 20%. Vale dizer também que existem alguns fundos que não cobram taxa de performance.

Agora, indo para um exemplo prático: imagine que um fundo de ações tenha como seu benchmark o Ibovespa e taxa de performance de 20% sobre o que exceder seu índice de referência.

Assim, se em um determinado ano, o fundo tiver rentabilidade de 30% e o Ibovespa de 15%, a sua performance então terá sido 15% superior à do seu benchmark. Neste caso, o investidor pagará ao fundo 20% de prêmio sobre esses 15% de performance superior ao Ibovespa.

Taxa de Saída

Essa taxa já vem caindo em desuso, mas ainda acontece em alguns tipos de fundos de investimentos. A taxa de saída, quando incidente, é paga quando se pede resgate de seu fundo e o mesmo tem um período de alguns dias ou semanas até seu dinheiro cair na sua conta.

Se o investidor quiser que seu dinheiro caia na conta mais rápido do que esse período de liquidação, ele paga uma taxa de saída, que incide sobre o total do patrimônio resgatado.

Vale reforçar que nem sempre existe essa taxa de saída e caso ela esteja prevista, será possível encontrar essa informação na lâmina, bem como no regulamento do fundo.

Leia também: Fundos imobiliários: o que são, como investir e muito mais! 

Dúvidas sobre as taxas dos fundos de investimentos?

Ainda ficou com dúvidas sobre as taxas dos fundos de investimentos? Nesse caso, não deixe de procurar ajuda especializada antes de investir. Assim, você evita pagar taxas abusivas, além de ter uma visão profissional sobre as principais alternativas do mercado. 

Então, clique aqui agora e fale com um especialista da Blue3 Investimentos. 

 

Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra