Tripé dos investimentos: o que avaliar antes de começar a investir?
onde-investir
Tripé dos investimentos: o que avaliar antes de começar a investir?
24 ago 2023
Se você quer começar a investir, mas está com muitas dúvidas, este artigo vai te ajudar a entender alguns termos do mercado financeiro, como o tripé dos investimentos.
Em resumo, o tripé dos investimentos reúne três pilares muito importantes que devem ser considerados na hora de decidir onde colocar o seu dinheiro.
Em outras palavras, cada tipo de investimento apresenta três variáveis fundamentais e por meio delas, você poderá saber quais produtos se adaptam melhor aos seus objetivos.
Confira abaixo todos os detalhes sobre o tripé dos investimentos.
Boa leitura!
Tripé dos Investimentos
Conforme citamos anteriormente, o tripé dos investimentos é um conceito que reúne três variáveis essenciais dos ativos do mercado financeiro:
- Segurança;
- Liquidez;
- Rentabilidade.
Agora, confira a seguir uma explicação sobre cada um deles.
Segurança
No contexto dos investimentos a insegurança é uma das grandes questões que causam aversão ao mercado financeiro. Mas o quanto você preza pela segurança dos seus investimentos é uma das principais características para definir o seu perfil de investidor.
A exposição a riscos influencia diretamente na escolha do produto a ser aplicado, pois é a partir dela que você poderá montar a sua carteira, priorizando os produtos que sejam de acordo com as suas metas.
Quanto ao risco, podemos defini-lo como a possibilidade de determinado investimento não gerar a rentabilidade esperada, ou seja, a probabilidade de perder o dinheiro investido. Entretanto, vale lembrar que um risco maior também quer dizer mais possibilidade de melhores resultados.
No mercado financeiro é possível encontrar diversos tipos de investimentos que apresentam certo nível de segurança.
Os investimentos em renda fixa, tais como Tesouro Direto, CDBs, LCAs/LCIs, tendem a apresentar menores riscos quando comparados aos investimentos em renda variável, como por exemplo as ações, fundos imobiliários ou fundos multimercado.
Em território nacional, os investimentos considerados mais seguros são os oferecidos pelo Tesouro Direto, como o Tesouro Selic, Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA+.
Liquidez
A liquidez é a facilidade de se transformar determinado ativo em dinheiro, sem que seu preço seja afetado.
Por exemplo, não é tão fácil e rápido vender um apartamento, principalmente se a necessidade do dinheiro for urgente. Dessa forma, talvez seja necessário vender este apartamento por um preço bem abaixo do seu valor justo.
Assim, não pode ser considerado líquido, pois apresenta uma baixa liquidez.
O investimento no Tesouro Selic já apresenta boa liquidez, pois pode ser resgatado a qualquer momento sem sofrer perda de seu valor.
No caso de ações, se a empresa for uma Blue Chip (empresa que apresenta alto valor de mercado e grande volume de negociação na bolsa), ela apresentará maior liquidez.
Se for Small Cap (empresa menor e menos negociada na bolsa), terá menor liquidez. Uma vez vendida, o tempo de resgate é “D+2”. Isso significa que ao vender uma ação hoje, o dinheiro só irá cair na sua conta da corretora em dois dias úteis.
Rentabilidade
A rentabilidade se refere ao retorno que determinado investimento pode gerar.
Digamos que você invista R$1.000,00 em um investimento com rentabilidade líquida de 5% ao ano. Quer dizer que ao final de um ano, o resgate esperado será de R$1.050,00.
Este é um dos pilares mais atraem os investidores e é a prioridade de muitos. Mas sempre deve ser analisada juntamente com os fatores de risco e liquidez.
Os ativos que apresentam maior rentabilidade são os de renda variável, dessa forma, também tendem a ser os que oferecem menor segurança.
A importância do tripé na hora de investir
O conceito do tripé se baseia no fato de que, para obter bons resultados nos investimentos, deve-se priorizar apenas duas dessas variáveis, pois nenhum produto poderá ter essas três características ao mesmo tempo.
Por isso, ao investir, é preciso entender que para qualquer aplicação, as variáveis risco, liquidez e rentabilidade precisam ser consideradas.
A rentabilidade está relacionada às outras duas varáveis. Um investimento que apresenta baixa segurança precisa oferecer uma maior rentabilidade para se tornar atrativo. E, em geral, quanto maior a liquidez, menor será a rentabilidade.
Caso seu maior objetivo seja obter maior rentabilidade, você precisará assumir mais riscos e em alguns casos abrir mão da liquidez. Se quer priorizar a liquidez e segurança, provavelmente não irá obter grande rentabilidade.
Para gerenciar o seu patrimônio da melhor forma, é preciso ter cautela, planejar e diversificar. Levar em conta esses pontos e tomar decisões pautadas no tripé dos investimentos pode te ajudar a criar um portfólio mais sólido, diversificado e claro, com resultados mais assertivos.
Por fim, para montar um carteira de forma equilibrada, procure uma assessoria de investimentos de confiança, como a Blue3 Investimentos.
Redação It's Money
A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.
Saber mais