Vale a pena investir em previdência privada em 2023?

onde-investir

Vale a pena investir em previdência privada em 2023?

4 fev 2023Última atualização: 21 junho 2024

Grão InvestimentosGrão Investimentos

O início do ano é sempre um momento onde as pessoas pensam no seu futuro, e uma dúvida muito comum é se vale a pena investir em previdência privada em 2023. Esse tipo de investimento é muitas vezes visto como um plano de aposentadoria independente e atrai muitos investidores interessados em investimentos a longo prazo.

Para te ajudar, nesse artigo queremos falar sobre as oportunidades dos investimentos em previdência privada para este ano, e ainda mostrar as vantagens da previdência privada frente a outros ativos do mercado, além das perspectivas para a economia.

Por que investir em previdência privada?

A previdência privada é um tipo de investimento diferente da previdência pública, onde você tem condições de fazer contribuições no valor que desejar, acumular os seus recursos e ainda escolher a forma como prefere receber o benefício.

Ou seja, é um investimento que oferece condições diferenciadas para a construção do seu patrimônio. Um investimento a longo prazo faz com que as pessoas pensem não apenas no quanto se ganha mensalmente, mas principalmente no quanto se consegue poupar. Pense sempre que os planos de previdência privada são fundos de investimento a longo prazo.

O crescimento da previdência privada no Brasil

Os investimentos em previdência privada no Brasil estão em crescimento, e certamente os principais motivos são a diversificação do portfólio dos fundos, redução dos custos e a atratividade da previdência em relação a outros investimentos, especialmente depois da aprovação da Reforma da Previdência que ocorreu em 2019.

Mas ainda fica a pergunta: vale a pena investir em previdência privada em 2023? É sobre isso que vamos falar agora.

8 motivos que provam que vale a pena investir em previdência privada em 2023

Para quem procura um investimento a longo prazo, a previdência privada pode ser uma excelente alternativa nesse ano de 2023. Então vamos falar das vantagens desse investimento para esse ano.

1. Garantia de ter uma aposentadoria melhor

Este é certamente um dos maiores benefícios quando se pensa se vale a pena investir em previdência privada em 2023. Sabemos que o setor previdenciário público sofre com o aumento da longevidade da população e falta de recursos.

Além disso, quem depende da aposentadoria pública tem um teto de R$6.433,57, e ainda assim, poucas pessoas recebem esse valor. A maior parte dos aposentados ganha até dois salários-mínimos.

Sendo assim, podemos concluir que depender do sistema público não é uma opção segura, ainda mais depois da extensão do prazo para receber o benefício.

2. Possibilidade de diversificação da carteira

 Apesar de estarem em um alto patamar, a tendência é que os juros não fiquem assim por muito tempo. É nesse momento que muitos investimentos conservadores não conseguem garantir uma boa rentabilidade. 

Os planos de previdência privada, por sua vez, conseguiram se adaptar a essa nova realidade e oferecem fundos diversificados, que possuem uma melhor relação risco x retorno. 

Isso significa que a necessidade de apostar em ativos mais arrojados para obtenção de melhores retornos já é uma realidade nas carteiras dos fundos de previdência.

Esta certamente é uma vantagem quando pessoas com perfis mais arrojados pensam se vale a pena investir em previdência privada em 2023, já que este tipo de investimento também pode se encaixar nas suas perspectivas.

Porém, para pessoas mais conservadoras, esse também é um ótimo investimento, já que existem muitas opções de renda fixa com baixo risco e rendimento superior ao de investimentos tradicionais, por exemplo a poupança.

3. Os fundos de previdência privada não têm come-cotas

Para explicar melhor, o come-cotas é uma antecipação obrigatória do Imposto de Renda sobre os ganhos de uma aplicação que incide na maior parte dos fundos de investimento. 

Nos fundos com prazo inferior a 375 dias, o come-cotas corresponde a 20% dos ganhos, enquanto nos de longo prazo, a 15% dos ganhos.

Isso certamente significa uma rentabilidade mais baixa, já que parte do investimento é abocanhado pelo Leão e não fica valorizando até o resgate. Já no investimento em previdência privada, o IR só é cobrado no resgate ou recebimento do benefício.

Em outras palavras, todo o montante fica rendendo, ao invés de irem antecipadamente para a Receita Federal. Esse é portanto mais um motivo que mostra que vale a pena investir em previdência privada em 2023, especialmente se você pensa em uma aplicação a longo prazo.

4. Possibilidade de dedução do IR e menor imposto

Certamente ter um regime de tributação diferenciada nos investimentos de previdência privada faz com que os benefícios fiscais sejam uma grande vantagem desses produtos. No PGBL, é possível deduzir as contribuições e aportes feitos ao plano em até 12% da sua renda bruta anual tributável.

Além disso, não podemos deixar de citar a opção da tributação regressiva, pois é possível conseguir uma alíquota de apenas 10% de IR após 10 anos de aplicação.

5. Não passa pelo inventário

Muitas vezes a burocracia de um inventário é muito grande, então, não entrar no espólio como herança é mais uma das vantagens que mostram que vale a pena investir em previdência privada em 2023.

Os beneficiários são indicados e é possível transferir rapidamente os recursos.

7. Cobrança de taxas cada vez menores

Por causa do aumento da concorrência, na busca de clientes para aplicar em previdência privada, as instituições praticam taxas cada vez menores.

Por esse motivo, se você considerar que vale a pena investir em previdência privada em 2023, é fundamental entender todas as taxas cobradas, pois elas acabam fazendo bastante diferença no saldo final do investidor.

8. Liberdade para seus investimentos

Para finalizar a nossa lista de motivos para te mostrar que vale a pena investir em previdência privada em 2023, queremos falar da liberdade que você tem com os seus recursos.

Algumas vantagens, como a portabilidade sem pagamento de IR, a facilidade de fazer saques em qualquer momento (desde que respeitado o prazo de 60 dias do último aporte) e escolher como quer receber o benefício no final, são exemplos de como ter um plano de previdência privada vale a pena.

Quer conhecer mais sobre este assunto? O plano de previdência ARCA Grão é uma excelente alternativa de investimento para quem deseja iniciar a aplicação na previdência privada ainda este ano.

Clique aqui e tire todas as suas dúvidas sobre o nosso fundo de previdência, que gerimos com investimentos em produtos de renda fixa e bolsa de valores.

Grão Investimentos

Grão Investimentos

A Grão é uma gestora de recursos independente focada em fundos de fundos de investimentos, atuando na diversificação e otimização da alocação de ativos com foco no longo prazo.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra