Dia de IPCA-15
analises
Dia de IPCA-15
25 ago 2023•Última atualização: 20 junho 2024
No Brasil, tivemos o divulgação do IPCA-15. O indicador subiu 0,28%, impactado pelo alta da conta de energia elétrica residencial.
Nos EUA, os pedidos de bens duráveis vieram acima do esperado, algo bastante positivo, além disso, os pedidos de seguro-desemprego vieram abaixo do esperado, o que também simboliza boa atividade econômica.
Para hoje teremos dados econômicos ligados a inflação e a percepção econômica do consumidor. Na Europa teremos a divulgação do PIB alemão, além de outros diversos dados econômicos relevantes para o país.
Na Ásia tivemos os dados de inflação do Japão que vierem levemente abaixo do esperado, podendo sinalizar um enfraquecimento da atividade econômica e para hoje não teremos dados relevantes sendo divulgados.
Empresas
A Taesa (TAEE11) anunciou a inauguração de seu novo centro de operações de sistemas no Rio de Janeiro, com maior proximidade das áreas técnicas, de modo a dar melhor suporte para os setores da empresa.
A Copel (CPLE6) anunciou um novo programa de demissões voluntárias, que terá prazo entre 28 de agosto e 15 de setembro. Os desligamentos devem ocorrer a partir de 12 meses a contar da data de transformação da Copel em Corporation, 11 de agosto.
A Americanas (AMER3) diz que fez o desligamento de diversos funcionários de modo a dar continuidade no processo de reestruturação da companhia.
A Dasa (DASA3) aprovou a nomeação de André Covre para o cargo de CFO na companhia, o executivo passou 15 anos na Ultrapar e teve passagem relâmpago na Americanas, saindo logo após a divulgação das fraudes.
O Itaú (ITUB4) divulgou em fato relevante a conclusão da venda de sua filial na Argentina para o Banco Macro pelo valor de R$ 250 milhões, sinalizando a retirada das operações no país.
Para mais detalhes das empresas, incluindo a recomendação e os preços alvo, acesse os relatórios no app da DV ou no site Blue Academy caso seja um cliente Blue3.
Análise técnica Ibovespa
Ibovespa encerrou o último pregão, dia 24, com uma queda de 0,94%, corrigindo parte da forte alta observada nos últimos dois pregões. Será importante para o índice conseguir se sustentar acima dos 116.680, visando manter o viés de alta em busca da próxima faixa de resistência: 119.265 a 120 mil pontos.
Um fechamento abaixo de 116.680 e, consequentemente, da média móvel de 10 períodos no gráfico diário, seguido de uma oscilação abaixo de 116.159, voltará a direcionar o IBOV para a região de suporte abaixo dos 114 mil pontos.
Análise técnica S&P 500
O S&P 500 encerrou o pregão mais recente (24) com uma significativa queda de 1,35%, gerando um padrão de baixa conhecido como "Engolfo de Baixa".
A sinalização de queda ocorreu justamente após testar uma importante zona de resistência por volta dos 4.458 pontos. Esse fato aumenta a chance do principal índice norte-americano romper a região de suporte em torno de 4.328 e testar o próximo nível, situado em 4.286 pontos.
O S&P permanece em uma tendência de baixa de curto prazo, observada pelo gráfico diário, cenário que fortalece a chance de romper os suportes e respeitar as resistências.
Análise técnica Dólar
O dólar encerrou o último pregão (24) com uma alta de 0,51%, corrigindo um pouco a queda do dia anterior. O candle do dia representa um padrão de alta, chamado Harami. Esse padrão ocorreu sobre um nível de suporte (4.860,5), o que amplifica a sua importância.
A superação da máxima desta quinta-feira (4.894) é um sinal de confirmação do padrão e aumenta a probabilidade de recuperação da moeda americana. Por outro lado, a quebra da mínima (4.862) manterá o viés de baixa em direção ao nível de suporte em torno dos 4.836,5.
Analistas responsáveis
Dalton Vieira – Analista Chefe CNPI-T
Analista de valores mobiliários (CNPI-T EM-910) credenciado pela Apimec desde 2010. + 16 anos de experiência no mercado financeiro.
Renato Reis – Analista CNPI-P com foco em fundamentos
Analista de valores mobiliários (CNPI-P EM-3580) credenciado pela Apimec.
Formado em Ciências Econômicas pelo Ibmec BH.
Já atuou com Fusões e Aquisições e hoje é responsável por toda a área de análise fundamentalista dentro da empresa.
Disclaimer
De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.
Segundo o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.
As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.
DVinvest
A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.
Saber mais