Como investir no tesouro americano
investir-no-exterior
Como investir no tesouro americano
3 ago 2023•Última atualização: 21 junho 2024
Investir no tesouro americano é uma boa opção para quem quer diversificar a carteira. E é possível –e fácil- para os brasileiros começarem a investir.
Assim, abaixo, você confere o passo a passo de como investir no tesouro americano. Confira!
Tesouro americano
Em primeiro lugar, é importante entender que os títulos do Tesouro americano se chamam Treasuries. Ou seja, são títulos públicos emitidos pelo governo dos Estados Unidos, o que significa que estão entre os investimentos de menor risco do planeta.
Alguns dos tipos de investimento em renda fixa dos Estados Unidos, portanto, são:
Treasury Bonds
São investimentos em títulos de dívidas, com prazos longos: cerca de 20 a 30 anos. Empresas podem emiti-lo e eles se assemelham aos debêntures (corporate bonds). Bem como o Governo americano (Treasury bonds). Esses títulos pagam juros aos investidores a cada 6 meses.
Treasury Notes
Estes títulos são emitidos pelo Tesouro Americano, diferindo apenas no prazo de vencimento: entre 2 a 10 anos. Os notes têm pagamentos de juros semestrais.
Treasury Bills
Os Bills são outros tipos de títulos de renda fixa emitidos pelo Tesouro dos EUA. Porém, seu prazo de resgate é de até 1 ano. Eles são prefixados.
Leia também: Tudo sobre renda fixa americana: como investir sendo brasileiro
Segurança de títulos do tesouro americano
Os títulos do Tesouro dos EUA são considerados os títulos mais seguros do mundo e, portanto, oferecem uma taxa de rendimento relativamente baixa em comparação com outros títulos.
Dadas as devidas variações, podemos dizer que um investidor que aplica a curto prazo em renda fixa, como o Tesouro dos Estados Unidos, pode esperar ter um rendimento de, em média, 2% a 5% ao ano.
Quanto rende o Tesouro Americano?
Como acontece com qualquer investimento em títulos, o valor e o retorno do investimento podem variar dependendo das condições do mercado e da situação econômica do país. Entretanto, o ponto forte do Tesouro Americano é o baixo risco e a estabilidade, uma vez que seu rendimento costuma ser menor do que o do Tesouro brasileiro, por exemplo.
Para ter uma ideia, em 2019 o Tesouro Americano rendeu uma média de 2,80%, sendo que as taxas de juros dos EUA estavam num patamar de 2% ao ano.
Os investidores estrangeiros também devem considerar cuidadosamente as implicações fiscais e regulatórias. Investir no Tesouro Americano pode estar sujeito a retenções fiscais pelos Estados Unidos, dependendo da sua jurisdição de origem e do tipo de investimento.
Para saber quanto rende exatamente o Tesouro Americano, basta acompanhar a taxa de juros do país.
Como brasileiros podem investir no tesouro direto americano
Sendo brasileiro, é possível investir no Tesouro Americano por meio de fundos, ETFs e BDRs, ou comprando os títulos diretamente no exterior.
- A pessoa física no Brasil pode investir no Tesouro dos Estados Unidos por meio dos fundos brasileiros que possuem Treasuries em seu portfólio. Essa solução é bastante prática.
- Outra alternativa é investir em ETFs disponíveis na B3 que acompanham o desempenho dos índices relacionados aos rendimentos dos títulos do Tesouro Americano. Também é possível escolher os BDRs.
- Ainda, é possível investir no Tesouro Americano comprando os títulos diretamente no exterior em corretoras norte-americanas, ou, em instituições brasileiras que oferecem este serviço.
Cabe lembrar, contudo, que é fundamental orientação profissional. Dessa maneira, você vai ter ajuda na tomada de decisões e aumentar as chances de sucesso no mercado.
Por isso, recomenda-se o contato contínuo com uma assessoria especializada, como a Blue3 Investimentos, que tem ampla experiência em orientar seus clientes na diversificação de carteiras e alocação de ativos no exterior.
Combinando os serviços da XP Investimentos com a orientação especializada da Blue3, é possível criar uma estratégia de investimentos sólida e personalizada, de acordo com o perfil e objetivos de cada investidor.
Redação It's Money
A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.
Saber mais