Como os fundos imobiliários funcionam?

bolsa-de-valores

Como os fundos imobiliários funcionam?

7 jun 2023

Redação It's MoneyRedação It's Money

Você quer saber como os fundos imobiliários funcionam? Mais conhecidos por FIIs, o fundos imobiliários são veículos de investimentos em imóveis.

Ou seja, eles captam dinheiro dos cotistas para então fazer investimentos em imóveis ou títulos de renda fixa lastreados no mercado imobiliários, como CRIs e LCIs.

Quando adquirimos cotas de um FII, estamos nos tornando proprietários de uma pequena parte de um imóvel.

Assim, recebemos uma parte do aluguel, proporcional à quantidade de contas que detemos.

Como o fundo tem uma grande quantidade de capital, ele investe em grandes imóveis, como shoppings, galpões logísticos, prédios corporativos, dentre outros grandes empreendimentos.

A rentabilidade com esse tipo de investimento vem dos aluguéis mensais recebidos e também pela valorização das cotas na bolsa de valores.

Vantagens dos Fundos Imobiliários

A primeira grande vantagem de se investir em FIIs é a isenção fiscal para pessoas físicas.

Desta forma, toda a receita que você tiver com os proventos distribuídos pelo fundo vai diretamente para você, sem que a tributação lhe tira uma porcentagem desse ganho.

Outro ponto interessante na vantagem dos fundos imobiliários é que o investimento inicial pode ser bem baixo, ficando por volta de R$100,00.

Desta forma, conseguimos estar diretamente expostos ao mercado imobiliário, com um valor inicial bem baixo.

Fazendo um paralelo, seria impossível comprar algum imóvel apenas com este valor inicial.

O custo de um imóvel físico em geral é bem alto e além disso você pode incorrer em custos adicionais com manutenção e corretagem de aluguel.

Outra vantagem dos fundos imobiliários é fato de que um gestor profissional e especializado em imóveis tomará conta do seu dinheiro.

Pode não parecer de imediato, mas a administração de um imóvel, principalmente na proporção dos imóveis que os FIIs investem, exige dedicação intensa.

Negociação de contratos, reformas e análise de crédito dos inquilinos não são tarefas triviais e contar com um gestor especializado no mercado imobiliário é uma vantagem e tanto.

Se grande parte do seu capital estiver alocado em imóveis físicos, dificilmente você conseguirá realizar um bom negócio se precisar vendê-lo às pressas.

Mesmo que consiga, isso pode levar no mínimo algumas semanas até a finalização da negociação. 

No caso dos fundos, como eles são negociados em bolsa, a liquidez é imediata, o que faz com que você consiga se desfazer de suas posições de forma rápida, sem perder muito dinheiro.

Como investir em FIIs?

Agora que você descobriu como os fundos imobiliários funcionam, fica a pergunta: como investir nesses ativos?

Resumidamente, eles são negociados na B3 e podem ser adquiridos diretamente pelo home broker.

Para isso, basta ter uma conta em uma corretora de valores, como a XP Investimentos. 

Entretanto, caso queira saber quais são os melhores FIIs para a sua carteira, contate um especialista da Blue3 Investimentos

Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra