O que é liquidez no mercado financeiro? Entenda!
onde-investir
O que é liquidez no mercado financeiro? Entenda!
8 out 2022•Última atualização: 20 junho 2024
Para investir em diferentes cenários e condições de mercado de maneira adequada, é importante compreender os diversos fatores que compõem um investimento. Nesse sentido, saber o que é a liquidez no mercado financeiro é fundamental.
Considerando que ela é uma das bases do tripé de investimentos, é indispensável entender como analisar esse aspecto ao avaliar as alternativas do mercado. Além disso, é necessário saber como ela impacta outras características de um investimento — como a rentabilidade e a segurança.
Quer compreender o que é a liquidez no mercado financeiro e como considerá-la na hora de investir? Acompanhe a leitura deste artigo!
O que é liquidez?
A liquidez é um termo financeiro que diz respeito à facilidade de conversão de determinado bem ou ativo em dinheiro disponível. Assim, o conceito está ligado com a agilidade com que você vende um ativo ou resgata uma aplicação para receber o seu dinheiro de volta.
Imagine que você queira vender um carro com poucos anos de uso e em boas condições de manutenção. É provável que seja mais fácil negociá-lo sem reduzir muito o preço do que, por exemplo, no caso de um carro antigo e com diversos defeitos perceptíveis.
Dessa maneira, quanto mais rápida for a conversão de um investimento em dinheiro, mais líquido ele será. Portanto, retomando o exemplo dos carros, é possível dizer que o primeiro veículo tem maior liquidez que o segundo.
O que significa liquidez no mercado financeiro?
Agora que você sabe o que é liquidez, é viável aprofundar a temática para entender como esse conceito se aplica no mercado financeiro.
Nele, a liquidez é atrelada à capacidade de negociação dos ativos ou derivativos e ao prazo necessário para transformá-los em dinheiro.
Na renda fixa, por exemplo, é possível encontrar alternativas com liquidez diária e também aplicações que só podem ser resgatadas no vencimento ou após um período de carência.
Já nas alternativas de renda variável da bolsa de valores, a liquidez depende da relação entre oferta e demanda do mercado pelo ativo ou derivativo.
Se grande parte dos investidores estiver interessada em uma ação, por exemplo, a chance de conseguir vendê-la rapidamente é maior. Contudo, se a procura pelo papel for baixa, será mais difícil negociá-lo.
Qual é a relação da liquidez com o rendimento de um investimento?
Além de entender o que é liquidez no mercado financeiro, é fundamental compreender a relação desse aspecto com a rentabilidade de um investimento. Para isso, é preciso conhecer o chamado tripé de investimentos.
Esse é um conceito central nos investimentos e é composto por 3 fatores: liquidez, segurança e rentabilidade. A ideia é que você possa maximizar dois desses fatores em um investimento, mas não os três simultaneamente.
Isso significa que não é possível encontrar investimentos com alta liquidez, ampla rentabilidade e elevada segurança, por exemplo. Assim, na hora de escolher como alocar seu dinheiro, será necessário priorizar determinados fatores em detrimento de outros.
Logo, se uma alternativa do mercado apresenta alta liquidez e grande segurança, a rentabilidade será menos atrativa. Por outro lado, investimentos com maiores riscos, ainda que com alta liquidez, tendem a ter maior potencial de rentabilidade.
Em um último caso, existem investimentos que oferecem uma boa rentabilidade e segurança, em troca de uma liquidez mais baixa.
Qual é a importância de entender a liquidez ao compor o seu portfólio?
Como você viu, a liquidez é o fator que determina a facilidade de converter um determinado investimento em dinheiro de novo. Então esse é um aspecto que precisa ser analisado cautelosamente na hora de fazer seus aportes no mercado financeiro.
Imagine que você investe uma quantia destinada à reserva de emergência em uma alternativa de baixa liquidez. Caso ocorra um imprevisto ou crise e você precise do dinheiro, será mais difícil fazer o resgate e, provavelmente, haverá perda de rentabilidade nesse processo.
Portanto, é indispensável analisar a liquidez de cada investimento para que ela esteja de acordo com os seus objetivos financeiros.
Como considerar a liquidez na sua tomada de decisão sobre investimentos?
Depois de compreender as principais informações sobre a liquidez no mercado financeiro, é possível saber como considerá-la em sua tomada de decisão. Para isso, é necessário prestar atenção em aspectos relevantes.
Veja quais são os principais pontos que você deve observar!
Perfil de investidor
Você já sabe que a liquidez se relaciona com a rentabilidade e a segurança de um investimento. Esse último fator está especialmente atrelado ao seu perfil de investidor, pois é essa característica que identifica qual é a sua tolerância ao risco.
Existem três tipos de perfil de investidor, sendo eles:
- conservadores: priorizam a segurança do investimento, ainda que abram mão da rentabilidade;
- arrojados: priorizam a rentabilidade do investimento, estando dispostos a correr um risco um maior;
- moderados: estão no meio termo entre os perfis anteriores. Embora eles busquem melhores oportunidades de rentabilidade, também procuram alocações seguras para parte do capital.
A partir do conhecimento de sua tolerância ao risco, você terá melhores condições de identificar a liquidez adequada para seus investimentos.
Caso você se identifique com o perfil conservador, opções seguras e de alta liquidez podem ser uma alternativa, apesar de ser necessário abrir mão de uma rentabilidade maior. Já se você tiver maior tolerância ao risco, pode renunciar à parte da liquidez, conforme seus objetivos.
Objetivos financeiros
Como você viu, um dos aspectos mais importantes para analisar na hora de considerar a liquidez é a finalidade do investimento, bem como seu prazo. Se o dinheiro investido será destinado a um objetivo de longo prazo, pode ser o caso de buscar melhores rentabilidades e segurança, sem priorizar a liquidez.
Contudo, se o objetivo exigir disponibilidade financeira a qualquer momento, a liquidez pode ser mais relevante. Portanto, para encontrar a melhor liquidez para seu investimento, é indispensável ter clareza com relação ao motivo pelo qual você está investindo.
Avalie sua estratégia de investimentos
Ainda, a decisão sobre a liquidez depende da estratégia que você adota no mercado financeiro. Se a sua intenção for investir no longo prazo e aproveitar o poder dos juros compostos, tende a fazer mais sentido manter o dinheiro investido por um tempo maior. Nesses casos, é comum renunciar à liquidez em troca de um retorno maior.
Já se você pretende rebalancear sua carteira com frequência, os investimentos com maior liquidez podem ser mais indicados. Desse modo, você poderá avaliar melhor as alternativas disponíveis no mercado.
Conclusão
Conseguiu compreender o que é liquidez no mercado financeiro? Esse é um dos pontos fundamentais do tripé de investimentos e exige sua atenção. Logo, quando for investir, analise com cuidado essa característica, assim como seu perfil e objetivos para escolher as melhores alternativas para você.
O que achou dessas informações? Para saber mais sobre os investimentos disponíveis e suas condições, fale com a Blue3 Investimentos.
Redação It's Money
A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.
Saber mais