Quitação de financiamento: passo a passo definitivo
onde-investir
Quitação de financiamento: passo a passo definitivo
29 jun 2023•Última atualização: 21 junho 2024
A quitação antecipada de dívidas significa um alívio para o devedor, que não precisa mais se preocupar com o pagamento das parcelas futuras. Bem como pode trazer economia com a redução dos juros. Por isso, abaixo, vamos abordar a quitação de financiamento com um passo a passo definitivo.
Antes de tudo, é preciso entender que a liquidação antecipada de dívidas traz benefícios para o orçamento e é um direto de todos os consumidores.
Segundo o artigo 52 do Banco Central e o Código de Defesa do Consumidor, é direito do consumidor ter o desconto dos juros embutidos no valor total da dívida ao realizar a quitação antecipada ou a amortização de parcelas.
Por isso, a quitação também pode trazer benefícios com negociações.
A quitação de financiamento: um passo a passo definitivo
Em primeiro lugar, quem deseja quitar uma dúvida deve entrar em contato com o banco ou instituição financeira e comunicar que pretende fazer a quitação de finamento.
É essencial negociar descontos e reforçar a retirada dos juros. Também é preciso definir de que forma será feita a quitação.
No caso da quitação de financiamentos de longo prazo, como os imobiliários, temos algumas opções:
Amortizando o saldo devedor
Uma boa forma de quitação é a amortização diretamente na fonte devedora, ao invés de antecipar parcelas ou boletos.
Para fazer tal operação, basta entrar em contato com o banco ou a instituição financeira responsável pelo financiamento e solicitar o abatimento de algum valor específico do saldo total do financiamento, ou a amortização direto na fonte.
Utilizando seu FGTS
Outra técnica bastante usada para quitar financiamento imobiliário ou diminuir o valor da dívida é usar o FGTS.
É possível compor até 80% do valor das parcelas pelo período de um ano. Ou, se o acumulado no FGTS for suficiente, é possível pagar todo o financiamento.
Existem, porém, algumas regras impostas pela Caixa Econômica Federal para o uso do FGTS neste tipo de operação – vale a pena conferir com o banco antes de consolidar essa ideia.
Vendendo seu imóvel
Outra forma bastante comum de quitar financiamento imobiliário é através da venda do imóvel para outra pessoa. Nestes casos, mesmo que ela compre para também financiar com o banco, seu parcelamento será quitado imediatamente durante a transação de compra e venda.
Isso porque o banco ou o comprador disponibilizará o valor do imóvel todo de uma vez, e então você conseguirá quitar o seu contrato e ter acesso ao restante do dinheiro da venda, se for o caso.
É uma operação relativamente simples. Mas para garantir que tudo ocorra tranquilamente, recomenda-se o acompanhamento de um advogado ou de um corretor de imóveis experiente.
Utilizando recursos próprios
Se você conseguiu reunir a quantia de dinheiro necessária para quitar seu financiamento imobiliário mesmo pagando as parcelas, parabéns! Significa que você teve uma boa organização financeira ou que investiu seu dinheiro com sabedoria.
Contudo, como dissemos anteriormente, é sempre necessário avaliar se vale a pena quitar o imóvel com esse dinheiro, ou se é melhor continuar investindo. Uma boa dica é comparar o valor dos seus rendimentos com o da parcela.
Se a parcela for maior, é melhor quitar o financiamento de uma vez. Caso contrário, recomenda-se investir.
Aqui você encontra um guia específico de como quitar um financiamento imobiliário.
Raissa Scheffer
Raissa Scheffer (MTB: 0051926/SP) é jornalista com 16 anos de experiência em economia. Foi repórter e editora na Gazeta de Ribeirão e Jornal ACidade. Com passagens pela EPTV Ribeirão, Portal Terra, TV Record e Portal Revide.
Saber mais