Vantagens e desvantagens da Previdência Privada
onde-investir
Vantagens e desvantagens da Previdência Privada
5 out 2022•Última atualização: 20 junho 2024
A previdência privada oferece uma alternativa viável além do tradicional INSS. E, a cada ano que passa, a modalidade privada ganha mais popularidade, sendo uma opção que traz tranquilidade e segurança para o futuro.
Antes de optar pela previdência privada e decidir a instituição contratada, é importante analisar com cuidado as vantagens e desvantagens. Pensando nisso, trouxemos esse guia completo para ajudar você, boa leitura!
Desvantagens da Previdência Privada
Taxas
Existem três taxas na previdência privada: de administração, de resgate e de carregamento. Por isso, é importante analisá-las com muito cuidado e questionar seu assessor ou gerente sobre isso.
Elas podem ser um grande ponto de atenção de acordo com a sua realidade e o que você espera. Assim, procure por instituições em que essas taxas sejam justas como forma de evitar prejuízos futuros.
Inflação
Como a previdência privada é um investimento para o futuro, é preciso estar protegido das mudanças econômicas ao longo do tempo. Dessa forma, serviços que a rentabilidade é abaixo da taxa de inflação podem ser uma má ideia.
O ideal é que o poder de compra não sofra uma grande alteração, então busque por aquelas opções que mantém a rentabilidade acima da taxa de inflação.
Troca entre modalidades
Embora você possa trocar de instituição - como assessoria e bancos, não é possível fazer a troca entre VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres) e PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre). Isso pode ser uma desvantagem tendo em mente que cada um atende a uma necessidade diferente.
O que pode ser uma opção interessante é diversificar os investimentos, podendo aplicar nas duas opções e, assim, ter mais de uma fonte de renda no futuro.
Vantagens da Previdência Privada
Sucessão Patrimonial
Uma das grandes vantagens da previdência privada é que quem vai receber o benefício no futuro não precisa ser necessariamente quem paga o plano, o investidor pode nomear qualquer pessoa para receber o benefício em caso de falecimento.
Além disso, a previdência privada não passa por processo de inventário, caso não haja litígio.
Economia
Esse investimento é um grande incentivo para economizar seu dinheiro para um objetivo a longo prazo, além de permitir que esse dinheiro renda como investimento.
Em comparação com a poupança, por exemplo, a previdência privada tem uma rentabilidade mais interessante. Sendo assim, é uma ótima opção para quem quer atingir uma meta a longo prazo ou até mesmo uma fonte de renda para o futuro.
Administração
Na previdência privada você conta com uma gestora especializada para administrar o fundo. Além disso, é possível ter a ajuda de uma assessoria de investimentos para acompanhar a rentabilidade da aplicação.
Assim, apesar de apresentar muitas vantagens, a Previdência Privada é um investimento que exige análise, tendo em vista as inúmeras oportunidades no mercado. Assim, não deixe de procurar suporte profissional sempre que necessário.
Redação It's Money
A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.
Saber mais